Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Estes ANAIS tem como objetivo a publicação técnico-científica das Instituições de Ensino Superior – IES – do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, que publicará, anualmente, os trabalhos de seu corpo docente e discente nas diversas áreas do conhecimento, da graduação ao doutoramento.

Os resumos aqui publicados são submetidos a uma comissão técnico-científica composta de oito professores interdisciplinares e, eventualmente, professores ad hoc, quando necessário.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Anais do III Encontro das IES

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Em função do tempo e do número de trabalhos inscritos, especificamente neste número foram usados apenas oito avaliadores – com titulação mínima de doutorado - experiência em pesquisa – envolvendo as áreas de Letras/Comunicação, Educação, Ciências Exatas, História e Ciências da Saúde.
As normas para a avaliação dos trabalhos podem variar de acordo com a determinação da Comissão Científica escolhida pela instituição sede dos eventos. Para este III Encontro, realizado na cidade de Caratinga, as normas foram:



III Encontro de Pesquisa das IES
do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO



  • O resumo deve ter uma página, tendo o limite de 2500 caracteres;

  • O texto deve ser escrito em Word (doc.), utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, observando a seguinte configuração de página: papel A4, margens direita, inferior e superior com 2,5cm e margem esquerda com 3cm. Serão recusados resumos que excederem o tamanho limite especificado.;

  • Título do trabalho: Escrito em Times New Roman, tamanho 14, maiúsculo, negrito, centralizado. Nomes científicos devem ser editados em itálico, conforme normas específicas da área;

  • Nomes dos autores: liste os autores pelo sobrenome seguido do prenome e abreviação dos nomes intermediários, separando-os por ponto e vírgula (;); usar normas da ABNT;

  • O autor apresentador deve ser indicado em primeiro lugar e o orientador, obrigatoriamente, em segundo lugar;

  • Os autores devem ser identificados pelas siglas:
    (IC) – Iniciação Científica, (O) Orientador(a), (CO) Co-Orientador), (PG) – Pós-Graduando (a), (C) Colaborador(a);

  • Na linha seguinte, informe o e-mail do autor apresentador.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, itálico, centralizado;

  • Instituição dos autores: digite a(s) instituição(ões) de origem dos autores, referenciando-as aos respectivos autores com números em sobrescrito.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, itálico, centralizado;

  • Texto Resumo: Pule uma linha e digite o texto em um único parágrafo, contendo uma breve introdução, o(s) objetivo(s), o(s) método(s) utilizado(s), os principais resultados e conclusões;


  • OBS.: Esses itens deverão estar contidos, porém não deverão ser destacados como sub-itens.

  • Instituição Financiadora: Pule uma linha e indique a(s) sigla(s) da(s) instituição(ões) que subvencionou (aram) o trabalho, alinhando à direita.;




NÃO SERÃO ACEITOS OS RESUMOS QUE NÃO OBEDEÇAM AOS CRITÉRIOS ACIMA ESTABELECIDOS.

 

Periodicidade

Os ANAIS dos Encontros de Pesquisa das IES, do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais, são publicados anualmente, congregando os trabalhos avaliados nos eventos realizados na região. Participaram destes encontros as instituições de Ensino Superior que se apresentaram independentes ou consorciadas, tendo como objetivo a integração e compartilhamento dos saberes de seus pesquisadores, bem como o reforço das parcerias inter-institucionais acadêmicas.
As áreas do conhecimento abrangidas nestes ANAIS estão divididos em Letras/Comunicação, Educação, Ciências Exatas, História e Ciências da Saúde, ressaltando entretanto que, esta divisão foi subjetivada em função dos conteúdos apresentados.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Editorial




O Centro Universitário de Caratinga - UNEC - sente-se orgulhoso por ter sediado o III Encontro de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior (IES), e principalmente quando respaldado pelo apoio acadêmico de 24 instituições ora representadas pela AFEESMIG - Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior de Minas Gerais.
Os trabalhos publicados foram divididos em seis áreas do conhecimento, totalizando 240 trabalhos inscritos, divididos em áreas, número de trabalhos e percentuais, respectivamente, dos quais 190 (79%) foram selecionados e 50 (21%) não selecionados: História - 09 (4,7%), Letras/Comunicação - 09 (4,7%), Educação - 13 (6,0%), Biologia/Meio Ambiente - 16 (8,4%), Ciências Exatas - 21 (13,1%) e Ciências da Saúde - 118 (62,3%).
Os trabalhos apresentados independentemente de sua seleção ou não, foram o reflexo do dinamismo dos corpos docentes e discentes das instituições participantes. Os trabalhos ora publicados, foram o resultado da experiência acumulada dos dois encontros anteriores - Belo Horizonte 2004 e Araxá 2005 - demonstram o amadurecimento científico de nossos pesquisadores.
A AFEESMIG e o UNEC deixam os sinceros agradecimentos às instituições que deram suporte necessário a este evento, tais como: FAPEMIG, White Martins e Faiko - como também aos agentes que tornaram possíveis à realização deste trabalho: Comissão Julgadora, Comissão Científica, Comissão Organizadora, Logística e Departamento de Comunicação do UNEC.


O Editor

 

ANAIS do III Encontro de Pesquisa das IES

Os ANAIS do III Encontro de Pesquisa das IES, do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais, realizado no Centro Universitário de Caratinga – MG, é o resultado da avaliação de 240 trabalhos inscritos, dos quais 190 (79%) foram aprovados de acordo com as normas estabelecidas, sendo reprovados 50 (21%) deles.
Participaram deste encontro 24 instituições de Ensino Superior, que se apresentaram independentes ou consorciadas, tendo como objetivo a integração e compartilhamento dos saberes de seus pesquisadores, bem como o reforço das parcerias inter-institucionais acadêmicas.
As áreas do conhecimento abrangidas nestes ANAIS estão divididos em Letras/Comunicação, Educação, Ciências Exatas, História e Ciências da Saúde, ressaltando entretanto que, esta divisão foi subjetivada em função dos conteúdos apresentados.

 

Ficha Catalográfica

Sistema de Bibliotecas - UNEC
Ficha Catalográfica


001.4205
A5321a
2006


ANAIS, III ENCONTRO DE PESQUISA DAS IES, 2006, Caratinga. Anais III Encontro de Pesquisa das IES: do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais: Conhecimento e Inovação. Caratinga: FUNEC Editora, 2006.
Versão online ISSN 1980-7309

1. Biologia/Meio Ambiente.2. Letras/Comunicação 3. Exatas. 4. História. 5. Saúde.I. Título.



Bibliotecário
Lafaiete da Silva Carvalho - CRB 6 2067-MG