Revista de Ciências, Vol. 7, No 1 (2016)

Editorial

Ronny Francisco de Souza

Resumo


“Dez anos no Curso da Vida”
Dez anos de construção do Curso de licenciatura em ciências
Biológicas do Centro Universitário de Caratinga-MG – UNEC

A Revista de Ciências apresenta um número especial nesse ano de 2016, em comemoração aos 10 anos da primeira turma formada do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
A publicação do ato de aprovação do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) – naquela época denominada FAFIC, modalidade de faculdade isolada -, após a realização da visita in loco por representantes do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) ocorreu no dia 21/02/2002, sob o processo nº 30225, mediante o parecer nº 17/2002, do dia 29/01/2002. O CEE/MG autorizou o funcionamento do curso pelo Decreto Estadual nº 43.389 de 18/06/2003.
Após investir na infra-estrutura para oferecer um curso de excelência
e nos procedimentos legais, realizou-se o primeiro vestibular, no segundo semestre de 2003, sendo aprovados 55 alunos. O Governo do Estado de Minas Gerais publicou o Decreto de reconhecimento do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas do UNEC - a FAFIC se transformou em Centro Universitário em 2004 - mantido pela Fundação Educacional de Caratinga – FUNEC, no dia 10/11/2006, após o CEE/MG realizar visitas in loco para avaliar o funcionamento do curso e dar o seu parecer favorável. Este ato coroava o empenho dos gestores, professor Celso Simões Caldeira, à época diretor da FAFIC e professor Antônio Fonseca da Silva, diretor executivo da FUNEC e atual reitor do UNEC, que sempre deram apoio à viabilidade financeira, administrativa e pedagógica para a criação dos cursos de graduação e acreditavam no valor da educação na formação do cidadão.

Texto Completo: PDF