Início >> BVS - Biblioteca Virtual em Saúde

Sobre a BVS
  • O que é a BVS?
  • A BVS, como biblioteca, é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo o acesso eqüitativo ao conhecimento científico em saúde. Esta coleção opera como rede de produtos e serviços na Internet, de modo que satisfaça progressivamente às necessidades de informação em saúde de autoridades, administradores, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais, dos meios de comunicação e do público em geral. Distingue-se do conjunto de fontes de informação disponíveis na Internet por obedecer a critérios de seleção e controle de qualidade. A BVS constitui-se em um espaço comum entre usuários, intermediários e produtores de informação. Fundamenta-se no paradigma de informação estabelecido pela Internet, no qual o usuário interatua com redes de fontes de informação e com outros usuários. A principal conseqüência deste paradigma é a confluência na Internet e, em particular na BVS, das funções e atividades de produção, intermediação e uso das fontes de informação.

  • COMO(OU PORQUÊ) SURGIU A BVS
  • A BVS é uma evolução e legado do trabalho cooperativo de mais de 3 décadas para ampliar e fortalecer o fluxo de informação científico-técnica em saúde na América Latina e Caribe sob a liderança da OPAS, através da BIREME. Desde sua origem, este trabalho cooperativo renova-se continuamente de acordo a novos modelos de gestão, organização e tratamento da informação.

    Em um primeiro período da BIREME as ações centraram-se na operação dos serviços de uma biblioteca regional de medicina com o objetivo de responder de modo prioritário às necessidades de acesso a literatura científica das bibliotecas médicas da Região.

    A partir de 1977, a ação da BIREME orientou-se para a criação e o desenvolvimento da rede de bibliotecas da Região em busca da racionalização e uso compartilhado de suas coleções e o controle das revistas latino-americanas reunidas na publicação Index Medicus Latino-Americano.

    Nos últimos 15 anos a BIREME dedicou-se à criação e desenvolvimento do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, a criação e disseminação da metodologia LILACS para o tratamento descentralizado da literatura científica, a criação do vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em três idiomas, o lançamento da LILACS em cd-rom e ao estímulo à formação e desenvolvimento de sistemas de informação científico-técnica em várias áreas prioritárias de saúde pública na Região.

    A conexão da BIREME com a Internet na década de 90 possibilitou um extraordinário intercâmbio de informação e experiências entre os países da Região, que imersos no processo de mudança de paradigmas passaram a requerer um novo tipo de cooperação técnica que focasse a criação e operação de fontes de informação descentralizadas através da Internet, mais amplas em seu alcance e suporte, com mais valor agregado para atender necessidades de grupos específicos de usuários e com interfaces que viabilizassem a interação direta dos usuários com as fontes de informação.

    A proposta da BVS foi apresentada pela BIREME na VI Reunião do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, que se realizou em San José, Costa Rica, durante o IV Congresso Pan-Americano de Informação em Ciências da Saúde da 23 a 28 de Março de 1998. Foi aprovada por todos os representantes do Sistema juntamente com a “Declaración de San José Hacia la Biblioteca Virtual en Salud”.

    Leia mais sobre a BVS

  • ESTAÇÃO BVS - CARATINGA/MG
  • Clique na foto para ampliar

  • BVS Brasil Temáticas
    ADOLESCÊNCIA
    ALEITAMENTO MATERNO
    BIOÉTICA
    CIÊNCIAS E SAÚDE
    DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS
    EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
    ENFERMAGEM
    GENSALUD
    HISTÓRIA DA SAÚDE E DA MEDICINA
    HOMEOPATIA
    INTEGRALIDADE
    PERINATAL
    PSICOLOGIA
    RIPSA
    SAÚDE PÚBLICA BRASIL
    TOXOCOLOGIA

    BVS Brasil em Desenvolvimento
    ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
    DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE
    ECONOMIA DA SAÚDE
    EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
    HANSENÍASE
    ODONTOLOGIA
    VETERINÁRIA
    VIOLÊNCIA E SAÚDE
    BVS Institucionais
    MINISTÉRIO DA SAÚDE
    VIGILÂNCIA SANITÁRIA

    Parceiros


    BIREME
    OPAS OMS

  • BIBLIOTECA CENTRAL
  • Campus I
    Av. Moacyr de Mattos, 49 - Centro - Caratinga/MG - 35300-047
    (33) 3329-4507/08

  • BIBLIOTECA SETORIAL
  • Campus II
    BR 116 - Km 526 - Bairro das Graças - Caratinga/MG - 35300-345
    (33) 3329-4517/18

  • DESENVOLVEDOR:
  • Denilson Ribeiro